9 dicas comprovadas para obter mais seguidores de mídia social

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Facebook e qualquer outra rede social veja essas 9 dicas rápidas com sucesso e destaque

Vamos apenas admitir isso. Todos nós dizemos que não nos importamos com o número de seguidores que temos nas redes sociais ... mas todos fazemos!

Se você é um profissional de marketing digital maduro, sabe que a contagem de seguidores não é garantia do valor de uma conta de mídia social. Mas, ao mesmo tempo, você também sabe que ter muitos seguidores está longe de ser inútil.

Goste ou não, as pessoas olham para o seu número de seguidores, o que afeta sua decisão de segui-lo. Além disso, quanto mais seguidores você tiver, maior o alcance e a influência em potencial que você tem (desde que esses seguidores sejam reais e relevantes para o seu negócio).

Não há escassez de posts e guias on-line sobre como construir seguidores de mídia social, então o que há de diferente nisso?

Simples: reduzi a isso apenas nove táticas essenciais que atendem aos seguintes requisitos:
Eles constroem seguidores reais (ou seja, não bots e / ou pessoas que poderiam se importar menos com você e seu negócio).

Eles são úteis para contas de marketing e empresariais sem causar qualquer dano potencial à reputação da sua marca.

Nos meus mais de 10 anos de experiência na construção de presenças eficazes nas mídias sociais, tanto internas quanto para grandes clientes da marca, essas são as nove táticas de crescimento de seguidores que eu mais recomendo. Eles não estão em nenhuma ordem particular, como o que é melhor para qualquer aplicação particular irá variar.

1. Siga Contas Legitimais e Relevantes

Para ser seguido, você deve primeiro ser um bom seguidor. Encontrar e acompanhar as contas de pessoas e negócios reais que são relevantes para o seu negócio é um primeiro passo essencial para construir seus próprios seguidores, e é uma base necessária para tornar efetivas várias outras táticas listadas aqui.

Em alguns casos, basta fazer isso para que você seja seguido por alguns desses usuários, especialmente se seu perfil estiver completamente preenchido e seu feed estiver repleto de postagens valiosas e relevantes.

Mas, mais importante, seguir boas contas ativas em sua vertical de negócios lhe dará uma base de pessoas com as quais interagir, o que, como veremos a seguir, tem valor de várias maneiras diferentes para o crescimento dos seguidores.

Ferramentas existem para ajudá-lo a encontrar tais contas (por exemplo: Followerwonk, ManageFlitter e Audiense [anteriormente SocialBro]), mas elas tendem a ser centradas no Twitter, porque essa rede tem mais dados abertos do que a maioria dos outros. Mas você pode fazer sua própria caça e, muitas vezes, é a vez das melhores pessoas que seguem.

Algumas formas de procurar boas contas a seguir:

Veja quem são os influenciadores. Os perfis dos principais influenciadores da minha vertical são um dos meus lugares favoritos para meus seguidores. Faça isso somente se eles tiverem uma taxa positiva de seguimento para acompanhamento; isto é, eles são seguidos por muitos, mas seguem apenas relativamente poucos. Dessa forma, você sabe que eles são seletivos sobre quem eles seguem, e as pessoas que eles seguem são mais prováveis ​​de serem de alta qualidade.

Confira as listas do Twitter. No Twitter, verifique se as principais pessoas que você segue têm listas públicas. Uma lista do Twitter é um grupo selecionado de usuários do Twitter. Se você encontrar uma boa lista, poderá assiná-la (nesse caso, você obterá tweets de pessoas na lista em seu feed sem segui-los) ou seguirá pessoas da lista. Como exemplo, aqui está minha lista de "Melhores profissionais de marketing digital".


"Melhores pessoas para seguir em ..." listas. Pesquise listas publicadas de contas recomendadas para seguir nas suas áreas de interesse. Tenha cuidado embora; nem todas essas listas são bem organizadas. Às vezes eles recomendam as pessoas só porque são famosas. Por exemplo, eu vi listas recentes para os principais profissionais de marketing ou SEOs que incluem Matt Cutts, apesar de Matt não ter quase nada a dizer sobre esses tópicos desde que ele deixou o Google para trabalhar com o governo no início deste ano. Melhor são as listas criadas por pessoas que você já conhece e confia.

Grupos e comunidades. Junte-se a grupos e comunidades no Facebook, LinkedIn e outras redes que os possuem, e assista àqueles que consistentemente fazem contribuições valiosas. Siga-os e eles provavelmente levarão você a outras pessoas boas a seguir.

2. Tem algo para mostrar e compartilhar

Se você quer valer a pena seguir, tem que haver algum "lá" lá. Você tem que ter alguma substância para o seu perfil.

Seus melhores seguidores serão pessoas que reservam seu tempo para verificar seu perfil antes de seguir você. Eles vão querer ver que há algo que vale a pena seguir.

Verifique se você tem todos os itens a seguir:

Um perfil completo Preencha todos os campos que se aplicam a você. Na maioria das redes sociais, você deve tentar fazer sua biografia contar uma história. Intriga os visitantes para seguir você. No Twitter, onde o seu espaço bio é limitado, use palavras-chave que você deseja encontrar. Além disso, tenha um tiro na cabeça atraente e de perto (de preferência feito por um profissional) e uma imagem de capa relevante.

Um feed valioso. Certifique-se de que seu feed / linha do tempo esteja sempre exibindo conteúdo valioso compartilhado recentemente. Alguns usuários cuidadosos navegarão um pouco pelo seu feed para garantir que eles sejam ativos e que eles não receberão lixo se seguirem você. Para as redes sociais que permitem uma postagem fixa (uma postagem que fica "fixa" na parte superior do seu feed), verifique se você sempre tem seu conteúdo mais recente e mais valioso marcado.

3. Seja ativo e envolvido

É claro que “ser ativo e engajado” é a dica número um que alguém dá em qualquer postagem de mídia social, mas é fundamental para construir um público valioso de pessoas reais.

Usuários de mídia social estão cansados ​​de feeds de link. Comentar e compartilhar novamente as postagens de outras pessoas demonstra rapidamente que você não é um bot e que está presente na rede.

Sempre que possível, não apenas compartilhe de novo a postagem de outra pessoa, mas adicione uma observação sobre o motivo de compartilhá-la e marque o pôster original. No Twitter, faça isso usando a opção Citar ao retweetar.



Ser ativo nos segmentos sociais dos outros, especialmente os influenciadores, também expõe seu valor a novas pessoas e também pode ganhar seguidores.

4. Postar opiniões, dados, notícias e tendências

Percebi que quando publico algo que é muito compartilhado de novo, quase sempre ganho novos seguidores. Então eu tenho prestado muita atenção ao longo dos anos para os tipos de posts de mídia social que recebem esses compartilhamentos.

Como este é um guia orientado para os negócios, deixarei de lado os memes e outros conteúdos tolos que certamente podem obter grandes compartilhamentos.

Os tipos de posts que tendem a aumentar sua exposição e, portanto, levam a novos seguidores que se enquadram nesses grupos:

Opiniões. Expressar uma opinião forte sobre um problema que seja importante para o público pode ser arriscado, mas também pode gerar muito engajamento, compartilhamento e exposição. Quando publiquei pela primeira vez a minha opinião de que os sinais das redes sociais não são um fator de ranking direto do Google, isso foi considerado heresia por alguns, mas tive o cuidado de apoiar minha reivindicação com argumentos e evidências cuidadosos. Esse post, escrito há três anos e meio, tornou-se o meu mais amplamente compartilhado, e tenho certeza de que foi responsável por muitos dos meus seguidores sociais.

Dados. As pessoas respondem fortemente a dados que ou reforçam suas crenças ou as desafiam. Eles compartilham essas coisas de qualquer forma, e se você é o criador dos dados, e o faz regularmente, eles vão querer seguir você para não perder nada. Christopher Penn é um excelente exemplo do poder de um originador de dados nas mídias sociais.

Notícias e tendências. Se você puder se tornar uma boa fonte de notícias importantes para sua indústria, as pessoas vão querer segui-lo para não perder o que está acontecendo. Barry Schwartz criou oportunidades incríveis para si mesmo simplesmente monitorando fontes importantes na indústria de busca e sendo um dos primeiros a quebrar novas histórias.

5. Postar com freqüência, mas de forma adequada

A verdade mais difícil sobre mídia social é que não importa quão popular você se torne, se você parar de postar e se envolver, você será esquecido em pouco tempo.

Você precisa manter uma presença regular, mas também não quer exagerar.

Eu não posso te dar nenhuma regra para postar frequência, mas geralmente postar com menos frequência em redes onde o newsfeed é fortemente controlado por um algoritmo (Facebook, LinkedIn) e mais frequentemente onde é mais “tempo real” (Twitter).

Ao longo dos anos, vi que o ritmo de conquistar novos seguidores tende a aumentar e diminuir com o fluxo e refluxo da minha regularidade de postagens.

6. Rally seus assinantes

Se você tem uma lista de e-mail para a qual você envia regularmente conteúdo (e você deve!), Inclua seus principais links de mídia social nos seus boletins informativos. E, de vez em quando, fazemos um apelo especial para que as pessoas o sigam até lá.

As pessoas que pensam o suficiente sobre você e seu conteúdo para abrir seus e-mails provavelmente seguirão você com prazer nas mídias sociais.

7. Use Hashtags (#)

Admito que não uso hashtags com a frequência que deveria, mas quando uso as corretas em redes nas quais elas são valorizadas (como Twitter e Instagram), geralmente ganho novos seguidores.

Sempre olhe antes de pular com uma nova hashtag. Pesquise-o na rede e verifique se ele não está sendo usado por algo que você não gostaria que sua marca fosse associada.

Ferramentas como a Ritetag podem ajudá-lo a encontrar as melhores hashtags para cada um de seus posts.

8. Obter conversas e entrevistas

Falar em conferências e encontros, ou ser entrevistado em um programa de vídeo ou podcast, obviamente pode ser bom para sua carreira, mas também são ótimas maneiras de se expor a novas pessoas.

O melhor de tudo é que as pessoas em conferências e encontros têm grande probabilidade de serem relevantes para o seu negócio, e eles apenas têm um bom gosto do seu valor, então eles estão altamente motivados a segui-lo nas mídias sociais.

Inclua sua alça do Twitter na parte inferior de seus decks de apresentação, desde que a conferência permita.

Eu quase sempre vejo um aumento perceptível nos seguidores imediatamente depois de shows como esses. Por exemplo, aqui está o meu gráfico de seguidores do Twitter quando falei na Mozcon, e depois foi o instrutor convidado num vídeo da sexta-feira da Moz Whiteboad:



A mesma coisa pode acontecer a partir de oportunidades de postagem de convidados (como a postagem que você está lendo agora!). É uma aposta segura que muitos leitores que conseguiram algo deste post clicarão no meu perfil de autor e me seguirão através dos links de mídia social lá.

9. Construa Campanhas de Parceria

O CEO da minha agência, Eric Enge, fala muito sobre o valor da OPA(Audiências de Outras Pessoas).

Conferências, seminários on-line e postagens para convidados são formas eficazes de obter sua experiência na frente de OPAs, mas um dos melhores é através de conteúdo e campanhas de parceria.

Com isso, quero dizer construir relacionamentos com empresas não concorrentes que ainda tenham relevância para sua área de negócios e, em seguida, apresentar idéias de conteúdo conjunto e campanhas de mídia social. Estes funcionam melhor quando cada parceiro tem algo para trazer para a mesa.

Como cada parceiro estará promovendo o conteúdo para seu próprio público, cada um tem a oportunidade de ganhar novos seguidores do outro.

Talvez você tenha alguns dados interessantes do seu negócio que você poderia oferecer a uma empresa de ferramentas ou análise em sua vertical para produzir um estudo conjunto.

Ou seja ainda mais criativo, como a Playboy e a Red Bull fizeram quando juntos produziram um vídeo do ciclista patrocinado pela Red Bull, Danny MacAskill, pulando por cima de coelhinhos relaxando nas piscinas da Playboy Mansion. O vídeo resultante recebeu mais de 5 milhões de visualizações.

A campanha foi eficaz porque capitalizou o denominador comum nas imagens das duas marcas: estilos de vida excitantes.

Uma última coisa

As dicas que eu forneci aqui não são “hacks”. Elas não necessariamente vão explodir seus seguidores sociais da noite para o dia.

No entanto, essas nove táticas irão colocá-lo em uma base sólida e em uma trajetória de crescimento sustentado e de longo prazo. Mais importante, eles vão te dar um seguimento que realmente irá beneficiar você e sua empresa.

Por que investir tempo e esforço na construção de uma sequência por qualquer outro motivo?
Proximo
Esta é a postagem mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.