Conheça 7 curiosidades sobre Brasília

Brasília ocupa o noticiário nacional desde que sua construção foi anunciada por Juscelino Kubitschek, nos anos 1950. Além de ser o epicentro político do país, a capital guarda uma série de curiosidades. Conheça algumas delas:
     

 1 Patrimônio Mundial

A capital foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987. Brasília tem a maior área tombada do mundo: 112,5 quilômetros quadrados. Marco da arquitetura e urbanismo modernos, a capital foi o primeiro conjunto contemporâneo a receber a distinção.

 2 Cartão postal

O Lago Paranoá foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Um dos principais cartões-postais da capital, o lago possui 38 quilômetros quadrados. "Paranoá" é um vocábulo de origem tupi. Significa "enseada de mar".


 3 Maior parque do mundo

O Parque da Cidade é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. A área é maior até do que o Central Park, em Nova York:  o parque de Brasília tem 420 hectares, mais do que os 320 do parque norte-americano. Também conhecido como Parque Sarah Kubitschek, ele foi construído para preservar a área verde existente no local, além de proporcionar atividades de lazer para a comunidade.


 4 Primeira missa oficial

 A primeira missa oficial de Brasília foi celebrada em 3 de maio de 1957, na Praça do Cruzeiro – em frente ao Memorial JK. Candangos rezaram lado a lado com o presidente Juscelino Kubitschek, o vice-presidente João Goulart, diplomatas, escritores e parlamentares.                                                                                                                                 

 5 Lúcio Costa: um arquiteto sem registro

Lúcio Costa, um dos responsáveis pelo projeto da cidade, não tinha registro de arquiteto. Segundo o historiador Milton Teixeira: "Ele só foi ganhar um CREA honorário em 1985 pela obra que teve".


 6 Candango: de termo pejorativo até modelo de carro

A palavra candango surgiu de forma pejorativa. Ela servia para designar os trabalhadores que vinha de fora para construir a capital. "O termo é africano e era uma forma de mostrar a inferioridade dos trabalhadores", de acordo com o geógrafo Aldo Paviani. Mais tarde, o nome seria homenageado pela montadora Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW. O jipe Candango, foi fabricado entre 1958 e 1963, em homenagem aos operários que deram o sangue para construir Brasília.

7 Projeto centenário

O processo de levar a capital do Brasil para o interior demorou mais de 100 anos para ser posto em prática. Os inconfidentes mineiros em 1789 já incluíram nas metas do movimento a transferência da capital para o interior. Quase cem anos depois, em 1892, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central, conhecida como Missão Cruls. A missão partiu do Rio de Janeiro com a finalidade de demarcar a área do futuro Distrito Federal.


Uma série dramática que apresenta a grandiosa história da construção da capital do nosso país. Não perca a nova produção original do History, Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília. Estreia sábado, 21 de abril, às 19h.





Curiosidade: A Historia da Construção de Brasilia

Curiosidade: A Historia da Construção de Brasilia

Curiosidade: A Historia da Construção de Brasilia

Curiosidade: A Historia da Construção de Brasilia

Curiosidade: A Historia da Construção de Brasilia

Curiosidade: A Historia da Construção de Brasilia

Curiosidade: A Historia da Construção de Brasilia
















Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.